Para mim, é fácil dizer o que a fotografia de parto é. As vias de parto, não são a coisa mais importante e a fotografia de nascimentos vai muito além do momento decisivo. É sobre força, conexão, carinho e, acima de tudo, amor!

Mas, e o que ela não é? Abaixo, defino em 3 tópicos o que a fotografia de parto não representa pra mim, Priscilla.

Definitivamente, não é foto posada.  A cobertura do parto é 100% documental. E o meu papel é passar invisível, sendo apenas testemunha de tudo que acontece nesse dia.

Não é explícita. Mais uma vez, acredito que a fotografia de nascimento deve contar uma história. Momentos que envolvem amor, ternura, expectativa, força e companheirismo. Algumas pessoas podem ficar à vontade com alguma nudez, é papel do fotógrafo entender o seu cliente e saber se pode adotar uma abordagem menos conservadora.

Não é intrusiva. O fotógrafo profissional de parto deve seguir uma conduta de respeito.

Sou a primeira a levantar a mão para te dizer todos os motivos que fazem desse um registro tão extraordinário. No entanto, isso não significa dizer que a fotografia é o mais importante dentro de uma sala de parto.

TODO fotógrafo profissional de parto deve seguir uma conduta que respeite a privacidade dos pais e o trabalho da equipe médica, sabendo, por tanto, o que registrar e até onde pode ir. 

Além disso, prezo muito manter o ambiente o mais imperceptível possível da minha presença, por isso, não uso flash nas coberturas que realizo, nem faço nenhum tipo de direção em relação a posicionamento ou controle da luz.

Por fim, devo dizer que esse é dos trabalhos mais emocionantes que realizo. Envolve muito amor pelo o que faço e compaixão com todas as histórias lindas que passam por aqui. =)