Amo acompanhar as famílias em tantos momentos especiais de suas vidas! Da gestação aos ensaios do primeiro ano dos babies, passando pelas celebrações e tantos outros momentos que valem ser registrados. No entanto, para todos os outros momentos do dia a dia ou das férias, em que não há um profissional ao lado, o celular é o primeiro recurso que temos para guardar tantos momentos bons!

Por isso, hoje trouxe dicas de como fazer fotos melhores do celular e garantir imagens lindas para serem impressas e recordadas daqui a muitos anos!

 

DICA 0 – ABRA OS ÓIO PRO MUNDO

Chamo essa de dica “0”, porque sem isso, é melhor nem começar.

O que considero mais importante: enxergue a vida ao seu redor. Cada dia temos acesso à câmeras incríveis nos aparelhos celulares, mas essa é apenas uma ferramenta que nos permite captar aquilo que percebemos.

Para se fazer uma boa foto devemos viver e observar, só assim teremos algo interessante para contar. Sem essa atenção, a única coisa que teremos registradas serão imagens que não têm muito a dizer sobre nós.

Então exercite: pare, observe e registre aquilo que realmente é importante e chama sua atenção. Busque um novo ângulo e conte do seu jeito!

 

DICA 1: CONFIGURE O SEU APARELHO

Não adianta ter a tecnologia se você não a usar. Mesmo que a imagem pareça boa na tela do celular, ela pode não estar boa para exibição em telas maiores, como o seu computador, ou mesmo com qualidade suficiente para uma boa impressão. Por isso, tenha certeza que nas configurações do seu aparelho esteja selecionada a opção com maior qualidade de imagem e vídeo.

 

DICA 2: LIMPE A LENTE

Pode parecer besteira, mas tenha certeza que a lente da câmera está bem limpa. Por estar em constante contato com as mãos, logo que você pegar o aparelho é possível que a lente esteja engordurada, o que pode prejudicar a nitidez das suas fotos.

 

DICA 3: AJUSTE O FOCO

Para uma imagem mais nítida, tenha certeza que o assunto principal da sua imagem está focado. Clique na tela em cima do objeto que deseja focar e voilà

 

DICA 4: SEJA O ZOOM QUE VOCÊ DESEJA PARA A SUA IMAGEM

Aproximar-se do assunto a ser fotografado é, sem dúvida, o melhor zoom que você pode ter, se comparado ao que está disponível na câmera do celular. O zoom digital apenas irá recortar e distorcer a sua imagem, deixando-a com a qualidade péssima. Por isso, na minha opinião, guarde essa opção em uma gaveta profunda para todo o sempre. Se não for possível aproximar, que tal deixar esse momento guardado só na memória? A tecnologia nos celulares está cada vez mais avançada, mas ainda não faz milagres!

 

DICA 5: BUSQUE A LUZ

O que faz grande diferença entre fotos boas e ruins é a luz utilizada nela. Por mais que algumas situações necessitem de luz artificial, o flash do celular não tem capacidade de fornecer uma iluminação de qualidade, podendo deixar a imagem com cores estranhas e bem diferente do que você pretende captar. Por isso, aproveite ao máximo a luz natural do ambiente e, para um efeito mais natural, dê preferência a uma luz difusa ou indireta.

Em casa, por exemplo, desligue as luzes artificiais e coloque seu objeto ou pessoa próximo a uma janela, aproveitando ao máximo a luminosidade.

Nos casos em que a fonte de luz está atrás do objeto ou da pessoa a ser fotografada, ative a função HDR (High Dynamic Range) da câmera do celular. A foto leva um pouquinho mais de tempo para ser feita, mas você conseguirá uma imagem com maior nitidez sem precisar recorrer ao flash.

 

DICA 6: “MAS VOCÊ CORTOU MEU PÉ!”

Opa! Quem nunca, não é verdade? Para não cortar pés, ou acabar incluindo o que você não quer na foto, adicione a grade na tela do celular. Ela irá ajudá-lo a enquadrar o objeto, ou imagem na tela. Dessa forma fica mais fácil buscar o melhor ângulo e decidir o que ficará ou não centralizado na imagem.

 

DICA 7: COMPONHA

Você fez aquela foto linda, mas a danadinha de uma lata de lixo está gritando lá ao fundo. Registrar o momento é sempre mais importante, mas sempre que puder tome cuidado com o cenário de fundo para que objetos desnecessários não tirem a atenção do assunto principal.

 

DICA 8: DESAPEGUE E TRATE

Para não confundir: edição se trata da seleção das imagens, enquanto o tratamento dará conta de ajustes como brilho, contraste ou algum filtro que você queira aplicar na sua foto.

Acredito que a edição seja a parte mais importante desse processo de “pós”. Acumulamos uma quantidade imensa de lixo digital em nossos aparelhos, o que faz com que ao final dos dias tenhamos um mundo de imagens repetidas e perdidas por aí.

A palavra de ordem aqui é “Desapegue”. Se você fez dez fotos do seu filho com o pet no parque, selecione a melhor dessas dez para guardar e imprimir. Se na viagem você fez mil fotos, selecione aquelas que realmente irão contar a história das suas férias, descartando as imagens repetidas ou que não estão com boa qualidade!

Com as imagens selecionadas você poderá iniciar o tratamento que deseja no próprio celular, sem precisar baixar nenhum aplicativo. No entanto, é muito importante realizá-los com muito cuidado e de forma bem sutil para manter a naturalidade das imagens e imprimi-las sem distorcer sua qualidade.

Você pode fazer pequenos ajustes de exposição (para aumentar ou diminuir a quantidade de luz), contraste (para realçar a imagem), nitidez (pode ajudar em fotos que não estão muuuuito focadas), temperatura (para “aquecer” ou “esfriar” a imagem), recorte e enquadramento (para excluir algo da imagem ou realinhar o horizonte).

ATENÇÃO!! Lembre-se de tomar cuidado para não a recortar demais e deixá-la com uma qualidade ruim, ou recortá-la fora da proporção original, o que poderá afetar a impressão da sua imagem!

Você também pode utilizar aplicativos como Vsco para aplicar filtros, ou o Retouch que permite retirar objetos indesejados e que não foram possíveis de retirar no momento do click. O Facetune tem mil e uma utilidades, mas use-o sem exageros que possam tirar a naturalidade do registro. Limite-o para retirar aquela espinha indesejada.