Durante as palestras e exposições que acompanhei nos dois principais congressos de fotografia do país, em abril, me deparei com uma pergunta que aflige muitos profissionais: Como ser criativo? Como sair do lugar comum?

Esse é um exercício que já faz parte da minha rotina, mas acredito que possa e deva ser aplicado em qualquer profissão. Afinal, como liberar todo o potencial da nossa mente para criar novas ideias?

Acredito que toda e qualquer influência que nos cerca oferece alimento para o cérebro trabalhar. Músicas, filmes, viagens, exposições e leituras, por exemplo, são fontes ricas de informação que formam nossa bagagem cultural. E quanto mais nos cercamos delas, mais estímulos diferentes daremos a nossa massa cinzenta para criar! E não vale ficar apenas na sua área de atuação. Busque algo completamente diferente do que já está acostumado a trabalhar!

“Cada experiência vivida é uma matéria bruta para o cérebro criar.”, Phil Tippet.

  • Tente algo novo
  • Saia do percurso mais fácil
  • Aprenda novas habilidades
  • Não tenha medo do fracasso

Essas são algumas dicas que você encontra nos documentários The Creative Brain e Abstract – The art of design, ambos disponíveis no Netflix!